terça-feira, 21 de outubro de 2008

Violeta... Mais que uma cor.... Um estilo de vida!!!!



A cor violeta é a que mais expressa a vida espiritual do homem. No plano físico, a luz violeta está situada no espectro cromático da faixa que vai dos 380 aos 440 nanômetros. É considerada a primeira cor do espectro porque possui o menor comprimento de onda. Nelson Bavaresco, designer e estudioso da cor, explica que essa percepção depende do ângulo de visão em relação ao espectro, quando a violeta pode ser também a ultima luz cromática.

A freqüência de radiação e essa ambigüidade de estar conectada a dois lados é o que faz a cor violeta ser introspectiva ao homem. A vibração dessa cor é de aproximadamente 750 trilhões de vezes por segundo, sendo tão penetrante quanto as ondas da radiação ultravioleta. Aqui começam as analogias que dizem que essa é uma cor penetrantre. “As pessoas entendem que o violeta penetra a emotividade da alma, sendo dessa forma uma cor espiritual, ao contrário do vermelho, que atinge o corpo somente de forma superficial”, observa Bavaresco.

Nas escala das sete cores do homem, violeta completa uma oitava, que significa uma busca de perfeição em outro plano. Essa cor representa o estágio mais elevado do homem em sua ascensão espiritual, informa o designer, ponderando contudo que essa ascensão possui um lado negativo, levando a caminhos nebulosos, no que se assemelha a trocas alternadas, parecidas com a morte, seguida da reencarnação.

A cor violeta está ligada a questões místicas e esotéricas, representando também o mistério da vida. A religiosidade é uma das manifestações relacionadas a essa cor. Em contrapartida, está ligada também a situações fúnebres, de morte, de distanciamento e saudade. Bavaresco diz que o gosto por essa cor pode representar sensibilidade, mas também insegurança e instabilidade emocional. Segundo as pesquisas de Bavaresco, crianças gostam do violeta porque procuram por um sentido espiritual para suas vidas.

Simbolicamente, representa “a passagem da vida para a morte”. Em virtude dos efeitos depressivos desse matiz, estar envolto dessa cor é como mergulhar no inconsciente, mostrando até um certo desejo de morrer.

Bavaresco observa que em alguns países da Europa é costume enviar violetas aqueles que estão distantes, para expressar a saudade. No Cristianismo, a paixão de Cristo é representada pela cor violeta. Infantilidade, solidão, desgosto, mistério e melancolia são outras palavras que demonstram os fatores introspectivos dessa cor.


Viaje no meu mundinhO violeta!!!!!!!

A cor violeta é a cor do "chacra da coroa", do chacra que nos une a outras dimensões e que nos desperta a consciência. A cor violeta é a cor da transmutação, da transformação, da alquimia interior.

As pessoas com a cor
violeta como uma das cores- base na aura, sentem-se inadaptadas desde do momento em que nascem. Têm a sensação que não pertencem áquela família e de que foram adoptados ou que foram trocados na maternidade. Têm também um grande fascínio pelo tema dos extra-terrestres porque não se sentem parte do género humano.

São pessoas muito ligadas à espiritualidade e é comum encontrar-se pessoas com o dom da clarividência. Este dom pode ser assustador e por isso mesmo bloqueado pela mente.

Uma pessoa com a aura
violeta não se consegue adaptar a uma rotina diária de um emprego das 9h às 5 h. Sente-se que morre um bocadinho. Por isso, é comum encontrar-se violetas a trabalhar por conta própria pois são eles mesmos que fazem os seus horários.

Para um
violeta, é muito dificil apreender a lidar com a energia do dinheiro. Aborrece-se e não tem muito jeito para poupanças. Para ele, o dinheiro só faz sentido na medida em que lhe dá a oportunidade de comprar coisas que lhe encham a alma ( arte, livros, viagens...). O dinheiro é, sem dúvida, uma das lições de uma pessoa com o violeta na aura.

O sentimento com que devem apreender a lidar é a frustração. Os
violetas sentem potencialidade para fazerem mil e uma coisas. Todas ao mesmo tempo. São polivalentes. Porém, as condicionantes físicas obrigam-nos a escolher e sentem que nunca podem fazer tudo aquilo a que se propoem e daí vem a frustração.

O lado mais negativo do
violeta é a inércia. Existe uma tendência para não resistirem à preguiça e esconderem-se do apelo à mudança e à transformação. Se se deixarem arrastar neste pântano de inacção, podem tornar-se rancorosos e amargurados.

Os seres
violetas são almas muito fortes e realçam-se pela originalidade e pelo fascínio que sentem por toda a espiritualidade.


Bem, eu sou assim...


Um ser de cor violeta!!!!!


BeijOOOOsssss

6 comentários:

  1. Cris,
    que lindoooooo
    que cor será deve ser minha aurea?
    Ah fiquei curiosa, rs...
    Linda terça poderosa ...
    Se cuida,
    mil beijos

    ResponderExcluir
  2. Vc é linda!

    E violeta é minha cor preferida!

    Bj imenso

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse post, não sabia que haviam estudiosos na área das cores, nem que as cores diziam tantoooo
    obrigada por essa nova informação amigaa

    amo tuu
    xeru

    ResponderExcluir
  4. Eu não sabia que a cor violeta tinha tamanho simbolismo. Fiquei fascinado por ela.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  5. esse texto me fez lembrar que minha avó tinhas olhos cor violeta

    beijos

    ResponderExcluir
  6. qdo eu era criança, os caixões eram forrado com um tecido de cor violeta intenso, e nós chamávamos de cor de caixão, mas eu achava tao linda, um desperdício. Hj, felizmente, isso está superado, pelo menos para mim, tenho até taileur violeta, e fico uma gracinha.
    bjs

    ResponderExcluir

Faça parte do Meu MundinhO!! Sinta-se em casa e a vontade para comentar!